Enviando Dinheiro para o Exterior
Em geral enviar dinheiro para o exterior implica em uma taxa de câmbio própria dos bancos e agências, que são em geral muito favoráveis a eles. Além disso, há, quase sempre, taxas extras para fazerem estas transferências e para finalizar, ainda há a cobrança do IOF. Em resumo, o valor é corroído pela ganância dos bancos e pela voracidade arrecadadora do governo.
Pode fazer pelas Plataformas:
- Remessa on line, Criada em 2016, é uma instituição intermediária, independente e credenciada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) para realizar transferências internacionais.
Ela trabalha em parceria com o Banco Máxima, que é responsável apenas pela liquidação dos valores. O serviço online de envio de dinheiro para o exterior é rápido, barato, seguro e com taxas transparentes, mais baixas do que as cobradas pelos bancos.
Para fazer o cadastro precisa do RG ou CNH, comprovante de residência(obrigatorio),IR
- Cloudbreak, criada em 2018, é o serviço de remessas internacionais do MS BANK, o banco com maior número de operações de câmbio do Brasil. Era o banco utilizado pela Transferwise até o início de 2021 quando encerraram a parceria.
Atualmente o serviço CloudBreak está disponível apenas de PessoaFisica para Pessoa Física.
Para fazer o cadastro será necessário: RG ou CNH, IR atual , comprovante de residente (caso não o tenha, o IR serve).
Há também as agências de serviços financeiros como a Western Union e MoneyGram que têm postos de atendimentos em uma enorme quantidade de cidades.
O importante é verificar o valor da taxa de conversão e das taxas de operação que variam muito de instituição para instituição e nem sempre a melhor opção em um determinado momento é a melhor em uma data posterior.